Publicado em

Memorial Day

Dia 28 de Maio foi feriado aqui: Memorial Day. O motivo é estranho para nós no Brasil: homenagear quem morreu em guerras. Então fui comparar os feriados nacionais aqui com os do Brasil:

São 10 nos EUA e 11 no Brasil, mas os motivos diferem um pouco. Aqui, além do Memorial Day, tem um Veterans Day, para homenagear os veteranos (os vivos) de Guerra, ou seja, 1/5 dos feriados é diretamente sobre guerra. No Brasil temos Tiradentes, Independência e República, mas aqui também tem Independência, tem Dia do Martin Luther King, do George Washington e do Cristóvão Colombo!  O Brasil ganha com os religiosos: Carnaval, Sexta-feira Santa, Corpus Christi, Aparecida, Finados e Natal, contra somente Natal. Aqui também tem Ação de Graças, enquanto que nos dois têm Ano Novo e Dia do Trabalho. Resultado final, Brasil ganha nos religiosos e EUA ganha nos de Guerra.

Depois comecei a ver como a guerra é algo que eles estão acostumados aqui. Tem a questão de porte de armas que é legalizada, além de toda influência nos filmes e séries de TV, em que Hollywood sempre coloca explosões e batalhas nos filmes de ação, enquanto que no Brasil é raríssimo achar filme ou programas assim… é fácil encontrar sobre violência, drogas e favelas, mas guerra com outros povos (incluindo alienígenas! Porque sempre tem o filme ou série que os humanos entram em guerra contra os malvados ETs que querem dizimar nosso planeta)… Enfim, acho muito estranho  1/5 dos feriados serem por causa de guerras e como não ele não tem significado nenhum para mim, “comemorei” no lab!

Sobre Diário de um Sanduíche

Brasileiro, aluno de doutorado em biologia molecular, passando 9 meses na Universidade de Michigan em Ann Arbor

Deixe um comentário